11 DICAS DE CONTEÚDO PARA BOMBAR O BLOG DA SUA EMPRESA – Penso ideias

11 DICAS DE CONTEÚDO PARA BOMBAR O BLOG DA SUA EMPRESA

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Uma empresa que não produz conteúdo relevante é uma empresa parada no tempo.

 

Essa pode parecer uma afirmação exagerada, mas você, que trabalha com marketing, sabe que ela é verdade. Hoje, com todas as mudanças no comportamento do consumidor, as marcas precisam oferecer algo que tenha importância na vida das pessoas, que faça com que elas busquem o que você tem a dizer.

 

Ok, certo. Falar é fácil, mas como fazer? Como encontrar o tom certo do seu artigo, para que ele não fique nem tão técnico, nem tão descontraído? Como escrever de forma fácil de ler, mas com conteúdo?

Claro, existem profissionais especializados nisso, e o ideal seria a sua empresa contratar um. Mas, se isso não for possível, nada impede que você ou alguém da sua equipe consiga criar artigos que se tornem sucesso, com milhares de compartilhamentos e aumentando o tráfego de seu site.

 

Veja abaixo algumas técnicas utilizadas por profissionais de conteúdo que farão o blog da sua empresa se tornar referência.

 

Ÿ1 Conheça seu público

Você precisa saber com quem está falando. Isso vai ajudá-lo a ter ideias de novos conteúdos, vai ajudar a direcionar a mensagem e vai ditar o tom de seu texto. Antes de começar a escrever, crie uma persona.

 

Ÿ2 Pesquise

Aqui vale a pena repetir. Pesquise. Pesquise. E pesquise. Nunca é demais. Quanto mais você dominar o assunto, melhor será seu artigo. Quanto mais embasado o texto, melhor. Diga não à superficialidade.

Ÿ3 Escreva frases e parágrafos curtos

A internet mudou a maneira como as pessoas leem. Ninguém tem mais tempo para textos longos. A leitura deve ser rápida, dinâmica. Use poucas palavras em cada frase e poucas frases em cada parágrafo.

 

Ÿ4 Construa textos escaneáveis

Um texto escaneável é aquele passa as informações principais rapidamente, com uma simples corrida de olhos. Usar negritos e itálicos, criar tópicos e listas e separar com subtítulos são algumas dicas.

 

Ÿ5 Crie polêmicas

Muito cuidado aqui. Criar polêmica só para chamar a atenção é prejudicial, mas tomar posições contundentes, que ofereçam um novo modo de pensar, sempre desperta o interesse das pessoas.

 

Ÿ6 Utilize perguntas

Esse recurso realmente ajuda? Claro que ajuda! Usar perguntas cria uma interação com o leitor, o que acaba deixando o texto mais agradável e fácil de ler. Mas não esqueça de responder todas elas.

 

Use recursos visuais

Um bom artigo não precisa ser feito só de palavras. Colocar uma foto aqui, um gráfico ali e um ícone acolá deixa a postagem mais atraente e facilita a leitura. Mas não exagere, pois o foco é o conteúdo.

 

Ÿ8 Cuide o português

Essa dica é essencial! De nada adianta uma boa pesquisa e um texto com ótimo conteúdo se o leitor encontrar deslizes como “encomodar”, “derrepente” ou “descanço”. Revise sempre, e com cuidado.

 

Ÿ9 Não utilize palavras difíceis

Muita gente acha que um texto bem escrito precisa ter palavras complicadas. Não caia nessa! Às vezes, os melhores textos são os mais simples. Palavras difíceis devem ser usadas com muita parcimônia.

 

10Ÿ Aplique call to action

Não sabe o que é call to action? São aquelas palavrinhas ou frases que incitam o leitor a fazer determinada ação, como “clique aqui” ou “compre já”. Acredite: o call to action faz a diferença.

 

Ÿ11 Seja original

O objetivo de um blog é expressar a voz da sua empresa, e não de outras. Claro que buscar referências e modelos é sempre válido, mas o conteúdo deve ser original. Deve ser único. Nada de plágio!

 

Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais. Com elas, você tem tudo para bombar o blog da sua empresa com muitos acessos e compartilhamentos.

 

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